- Inteligência Artificial
- 28-01-2025
Comandos DML - A Manipulação de Dados na Linguagem SQL são essenciais para quem trabalha com bancos de dados. Através desses comandos, é possível manipular os dados de uma tabela, permitindo que você adicione, modifique e exclua registros. O objetivo deste artigo é ajudá-lo a entender os Comandos DML - A Manipulação de Dados na Linguagem SQL e como utilizá-los em suas consultas.
O comando INSERT é usado para adicionar dados a uma tabela existente. Ele permite que os usuários especifiquem os valores que devem ser inseridos nas colunas correspondentes da tabela.
O comando INSERT pode ser usado para inserir dados em uma tabela especificando os valores para cada coluna ou utilizando subconsultas. Por exemplo:
INSERT INTO produtos (nome, descricao, preco) VALUES ('Mouse sem fio', 'Mouse para computador sem fio', 49.99);
O comando UPDATE é usado para atualizar os dados existentes em uma tabela. Ele permite que os usuários atualizem um ou mais valores de coluna em uma ou várias linhas de uma tabela.
O comando UPDATE pode ser usado para atualizar os dados em uma tabela especificando as colunas e os valores que devem ser atualizados, bem como as condições que determinam quais linhas devem ser atualizadas. Por exemplo:
UPDATE produtos SET preco = 59.99 WHERE nome = 'Mouse sem fio';
O comando DELETE é usado para excluir dados existentes de uma tabela. Ele permite que os usuários excluam uma ou várias linhas de uma tabela.
O comando DELETE pode ser usado para excluir dados de uma tabela especificando as condições que determinam quais linhas devem ser excluídas. Por exemplo:
DELETE FROM produtos WHERE nome = 'Mouse sem fio';
O comando SELECT é usado para recuperar dados de uma ou várias tabelas. Ele permite que os usuários selecionem colunas específicas de uma ou várias tabelas, bem como aplicar filtros para limitar o conjunto de resultados.
O comando SELECT pode ser usado para selecionar dados de uma tabela especificando as colunas que devem ser recuperadas e as condições que devem ser aplicadas aos dados. Por exemplo:
SELECT nome, descricao, preco FROM produtos WHERE preco > 50;
Os comandos DML (Data Manipulation Language) são fundamentais para a manipulação de dados em um banco de dados utilizando a linguagem SQL. Eles permitem que os usuários adicionem, atualizem, excluam e recuperem dados de tabelas e outros objetos de banco de dados, tornando a gestão de informações mais eficiente e prática.
Comentários: